quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Fábula

A Joaninha e o Lenhador



Era uma vez uma floresta linda cheia de flores e frutos que ficavam no alto da copa das árvores. Lá habitava um lenhador que era dono da floresta, ele carregava consigo uma serra elétrica que deixava os animais apreensivos e o barulho da serra era ensurdecedor fazendo com que os bichos se afastassem dele. Ele tinha um hábito que chateava muito os bichos: debochar das características das espécies. Certa vez o lenhador avistou uma joaninha chorando e indagou:
- Joaninha nanica, porque estás a chorar?
- Esses outros bichos que habitam a floresta são tão cruéis. Eles passam por mim me derrubam, fazem de propósito.
O  lenhador que tinha o coração gelado não se comoveu mas pensou que estava ficando velho, perdendo a visão e precisava de um bicho com limitação suficiente para acompanhá-lo o tempo todo. Então resolveu colocar a joaninha sobre seu ombro protegendo-a em troca de ajuda. Por outro lado, a joaninha percebeu a intenção dele e aceitou pois se achava inferior que os outros bichos por ter as patinhas curtas e asas pequenas o que não a permitia voar muito alto, achava que era a única oportunidade de ver a floresta do alto. Aproveitando-se desta posição a joaninha que descrevia tudo o que ela via na floresta, começou a persuadir o lenhador a acreditar no que ela queria.
Na floresta também haviam muitos outros bichos de características bem diferentes. A salamandra era ágil para subir nas árvores e alcançava com facilidade as flores e frutos. A borboleta era mais delicada com asas frágeis mas também conseguia subir ao topo. A borboleta que adorava a bela vista da floresta, sempre que descia para descansar e encontrava o lenhador gostava de contar o quanto as árvores dele eram saudáveis e sobre o maravilhoso perfume das flores. Mas o lenhador se recusava a ouvir pois a alegria dela o feria e ele se sentia mal por achar que nunca mais iria conseguir subir tão alto. Se aproveitando da melancolia do lenhador a joaninha o convencia de que não era confiável que os bichos subissem no alto da árvore se o próprio dono da floresta não podia enxergá-las. E foi assim que o lenhador passou a cortar muitas árvores que os bichos apreciavam. Isso afetava muito a fauna, foi quando a salamandra que dominava conhecimentos da botânica local, enfraquecida foi até o lenhador conversar e tentar alertar que a falta das árvores poderia causar riscos para a vida da floresta, mas eles preferiam sacrificar seu bem estar a proporcionar benefícios que achavam que não conseguiriam desfrutar. E assim foi a derrubada de cada árvore. Quando a floresta estava já agonizando e os raios solares secaram todo o solo, os animais com muita tristeza foram obrigados a se deslocarem para um habitat que pudessem sobreviver migrando para outras florestas. Mas para surpresa deles, foram muito bem recebidos e incentivados a subir cada vez mais alto, inclusive era saudável para a floresta.

O lenhador se sentindo abandonado, sentiu raiva de todos os animais que foram morar fora de sua floresta e disse:
- Está vendo joaninha nanica? Agora que não tenho floresta todos me abandonaram só ficou você como amiga.
- Eu disse que esse bichos não eram confiáveis. Como fui sua amiga durante todo esse período, sei que você vai me perdoar se eu for embora para outra floresta, pois não posso morrer aqui depois de todo esse sofrimento que passei. Estou indo embora. - disse ela.
O  lenhador morreu sozinho. Os bichos na verdade nunca o abandonaram, ele é que os abandonou quando deixou de ouvi-los e deixou que a inveja o cegasse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.